segunda-feira, 18 de maio de 2020

FEIJOADA

Feijoada Completa feita em casa - Como fazer?

Feijoada Completa - minhasreceitasnoblog.blogspot.com.br


Passo a passo da mais deliciosa feijoada. A feijoada Completa leva feijão preto, carne seca, linguiça calabresa, paio, costelinha de porco, bacon, e por aí vai...

Em tempo de #pandemia, optei por comprar tudo no mesmo supermercado, então não usamos todas as carnes da feijoada completa. Compramos o que tinha disponível. 

Vejam o que usamos na que fizemos aqui em casa. Minha sogra foi a "chef" e eu sua assistente, rsrsrs

Feijoada - minhasreceitasnoblog.blogspot.com.br


INGREDIENTES:

  • 800 g de carne seca
  • 500 g de lombo salgado
  • 400 g de pés de porco salgados (2 pés)
  • 400 g de linguiça calabresa
  • 300 g de paio
  • 1 kg de feijão preto

TEMPEROS:

  • 6 dentes de alho amassados
  • 2  cebolas picadas
  • 1/4 de xícara de azeite
  • pimenta do reino, sal, pimenta malagueta, folhas de louro e cheiro verde, a gosto

PREPARO: 

  1. Comece o preparo da feijoada de véspera, para dessalgar. Corte as carnes em cubo (carne seca, lombo e pés - foi o que usei) e descarte o excesso de gordura das carnes.
  2. Coloque cada tipo de carne em separado em vasilhas, cubra com água e leve a geladeira. Troque a água umas três vezes, para dessalgar.
  3. No dia seguinte, lave bem o feijão e deixe de molho em água por cerca de 30 minutos. Enquanto isso faça um pré cozimento das carnes.
  4. Escorra a água da carnes e leve para uma panela de pressão, primeiramente a carne seca e os pés por uns 15 minutos e depois o lombo por mais uns 10 minutos. Isso ajudará a eliminar um pouco mais da gordura e o sal.
  5. Enquanto espera, escorra o feijão, pique os temperos e tire a pele da linguiça e do paio,se necessário.
  6. Passado o tempo do cozimento, retire as carnes com uma escumadeira e descarte a água do cozimento. Coloque o feijão na panela de pressão com água cobrindo e passando uns dois dedos acima do feijão, e deixe por 5 minutos depois da pressão.
  7. Aqueça uma panela grossa e grande (ou caldeirão),coloque o feijão pré cozido e o louro.
  8. Adicione em torno de uns 4 litros de água quente e mantenha em fogo alto até ferver. Acrescente a carne seca e o pé, e deixe cozinhar por mais 1 hora, mexendo de vez em quando.
  9. Depois desse tempo, verifique se as carnes estão quase ao ponto, se necessário deixe mais meia hora e acrescente a lombo pre cozido, a calabresa e o paio e deixe cozinhar por mais umas 2 horas, mexendo de vez em quando delicadamente para não desmanchar os grãos de feijão. Se necessário acrescente água quente.
  10. Passado esse tempo, veja se as carnes estão macias e se o caldo do feijão começou a engrossar.
  11. Em separado, numa frigideira funda e aquecida, regue o azeite e refogue a cebola por cerca de 8 minutos, até dourar, acrescente o alho, a pimenta e deixe por mais 1 minuto. Despeje esse refogado sobre a feijoada, misture bem, prove o sal e o sabor. (se desejar acrescente bacon junto com a cebola ao refogar)
  12. Sirva com arroz, couve refogada, farofa simples, vinagrete e rodelas de laranjas. Há não se esqueça de uma caipirinha, tipicamente brasileira.

Essa feijoada serve 10 pessoas, e como estávamos em seis, congelei o restante. Se você for variar as carnes na feijoada, calcule para cada 3 kg de carnes para cada 1 kg de feijão. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar do meu Blog. Deixe um comentário. Compartilhe..Fico feliz! Volte sempre.