terça-feira, 9 de julho de 2013

CHIA

Semente de Chia
Grão da Chia





CHIA é um excelente alimento e promete facilitar o emagrecimento eliminando a gordura. 


As fibras presentes no grão da chia em contato com a água, viram um gel  e no estômago, faz você se sentir saciado, retardando a fome e a velocidade com que o organismo assimila os carboidratos. 

Tem ação anti-inflamatória; ação antioxidante; controle do diabetes; aliada nas dietas de emagrecimento ou na manutenção do peso ideal; redução do risco de doenças  cardiovasculares; combate a constipação; controle da pressão arterial; saúde cerebral, entre outros benefícios.

É um poderoso alimento para incluir nas dietas de vegetarianos, por ser  fonte de proteínas vegetais.

É fonte de proteínas, fibras dietéticas, ácidos graxos (ômega 3 e 6), vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina) e minerais (cálcio, fósforo, magnésio, zinco, potássio e cobre).

A chia têm o dobro de potássio que a banana, seis vezes mais cálcio que o leite e oito vezes mais Ômega-3 que o salmão. 

Como consumir a chia:


- Grão (sementes ao natural): Preserva as propriedades nutricionais mais intactas. Pode-se incluir em sopas, bolos, saladas, polvilhar em cereais, iogurtes, frutas e até adicionar em bebidas (sucos ou água).

- Preparo de Gel: Misture uma colher de sopa (10 g) de chia com 1/2 xícara (75 ml) de água e deixe hidratar por meia hora, mexendo de vez em quando. No final desse tempo, um gel terá se formado. Tome uma colher de sopa do gel 30 minutos antes das principais refeições. A chia não tem gosto nenhum e tem uma textura de gelatina. Pode-se usar também o gel em vitaminas de frutas, no iogurte, em frutas amassadas. O gel de chia poderá ser conservado na geladeira por até três dias, sem perder os nutrientes.

- Pode-se também ser encontrada em Óleo, Farinha, Flocos ou em Cápsulas.

fontes: sites sobre o assunto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar do meu Blog. Deixe um comentário. Compartilhe..Fico feliz! Volte sempre.