quinta-feira, 6 de junho de 2013

Vitamina A


Vitaminas A - Retinol

Vou começar a postar sobre as VITAMINAS. Como curto muito minha cozinha e adoro receitinhas simples, fáceis e rápidas de preparar, e acho importante sabermos o que podemos tirar de cada alimento, resolvi estudar e pesquisar um pouquinhos sobre os alimentos e suas fontes de vitaminas.

Começarei pela Vitamina A:


Imagem retirada do Google


Vitamina A

É talvez a vitamina mais importante. Fundamental para a saúde dos olhos. Chama-se retinol e é facilmente transformada no corpo humano em ácido retinoico, que é a forma efetiva.
Estudos mais recentes vêm mostrando que a Vitamina A age como antioxidante - combate os radicais livres que aceleram o envelhecimento e estão associados a algumas doenças. Porém, recomenda-se cautela no uso da vitamina A, pois em excesso é prejudicial ao organismo.

Nome científico - Retinol ou Axeroftol.

Retinol - Fortalece a membrana das células, prevenindo infecções.

Ácido retinoico -  Reduz rugas e linhas de expressão

Fontes (alimentos) - Espinafre, gema de ovo, óleo de dendê, leite, manteiga, cenoura, mamão, tomate e couve.

Funções - visão, crescimento, desenvolvimento ósseo e manutenção do tecido epitelial (pele), imunidade, reprodução, anti-cancerígeno. 

Deficiência - cegueira noturna, alterações cutâneas.

Excesso - dor e fragilidade óssea, hidrocefalia e vômitos em crianças, pele seca com fissuras, unhas frágeis, perda de cabelo, gengivite, irritabilidade, fadiga e função hepática anormal.






fonte de pesquisa: Wikipédia e sites sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar do meu Blog. Deixe um comentário. Compartilhe..Fico feliz! Volte sempre.