quinta-feira, 6 de junho de 2013

Vitamina A


Vitaminas A

Vou começar a postar sobre as VITAMINAS. Como curto muito minha cozinha e adoro receitinhas simples, fáceis e rápidas de preparar, e acho importante sabermos o que podemos tirar de cada alimento, resolvi estudar e pesquisar um pouquinhos sobre os alimentos e suas fontes de vitaminas.
Começarei pela Vitamina A:

Imagem retirada do Google


Vitamina A 
é talvez a vitamina mais importante. Fundamental para a saúde dos olhos. Chama-se retinol e é facilmente transformada no corpo humano em ácido retinóico, que é a forma efetiva. 
Estudos mais recentes vêm mostrando que a vitamina A age como antioxidante (combate os radicais livres que aceleram o envelhecimento e estão associados a algumas doenças). Porém, recomenda-se cautela no uso de vitamina A, pois em excesso é prejudicial ao organismo.
Nome científico - Retinol ou Axeroftol.
Retinol -  Fortalece a membrana das células, prevenindo infecções.
Fontes (alimentos): Espinafre, gema de ovo, óleo de fígado de peixe, leite, manteiga, cenoura, mamão, tomate, óleo de dendê, couve e manteiga. 
Funções: visão, crescimento, desenvolvimento ósseo, desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial (pele), imunidade, reprodução, anti-cancerígeno. 
Deficiência: cegueira noturna, alterações cutâneas.



Excesso: Dor e fragilidade óssea, hidrocefalia e vômitos em crianças, pele seca com fissuras, unhas frágeis, perda de cabelo, gengivite, irritabilidade, fadiga e função hepática anormal.


fonte de pesquisa: Wikipédia e sites sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar do meu Blog. Deixe uma mensagem.